Congresso Virtual - Orientações e Programa

As sessões do congresso virtual serão feitas por Hangouts (http://www.google.com.br/hangouts/).

Se você não conhece/usa o Hangout, por favor, assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uSjgk6UxPu0 e aprenda a usar a ferramenta.

Será necessário ter uma conta no Google (gratuita) para participar do HangOut. Se você não tem, providencie o registro: http://www.google.com.

Também é interessante ver o link – http://www.tecmundo.com.br/google-/11365-google-como-usar-o-hangout-para-fazer-videoconferencia.htm - e providencie os recursos necessários para sua participação.

Como complemento, se ainda tiver dúvidas, assista ao vídeo disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=uJWe1pALo8E para conhecer mais da ferramenta.

O e-mail do congresso é congressoriaea@gmail.com, adicione à sua lista de contatos.

Nos dias e horários previamente agendados, que serão divulgados na programação, em breve, o(s) autor(es) devem participar de uma sessão de HangOut para apresentar seu trabalho.

Organize-se para uma sessão de 20 minutos de duração de sua apresentação.

ATENÇÃO: A exibição da sessão de apresentação é condição para recebimento do certificado, assim como a participação em, no mínimo, uma das sessões de outros colegas

Os resumos de todos os trabalhos serão publicados no blog do congresso. Use a área de comentários da postagem para fazer suas observações e perguntas ao(s) autor(eres) dos trabalhos.

Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail: congressoriaea@gmail.com.

Durante as seções não são respondidos e-mails, use o chat de texto do HangOut ou o Facebook para contactar com a mediação.

PROGRAMA - ATENÇÃO PARA AS ALTERAÇÕES                                                                      

OBS: Horários pelo fuso GMT -3.00, ou seja, Horário do Brasil.

Horário
30/05/2014
31/05/2014
01/06/2014
10h00

Video-fragmentos do Projeto Ondas Radiofonicas.
Marcelo Simon Wasem
InTer-relações: entre arte, comunidade e educação ambiental.
Pollyanna de Oliveira Brito Melo e Leda Maria de Barros Guimarães
10h30

Programas educativos em instituições museais e culturais de Belo Horizonte e região metropolitana: o olhar de quem desenvolve o trabalho e sua perspectiva profissional.
Mailine Bahia Fernandes
Relaciones entre discursos y prácticas de artistas-docentes universitarios. Reflexiones sobre el ejercicio de investigar en educación artística.
Mónica Marcell Romero Sánchez
11h00
El espacio urbano visto por los estudiantes de Magisterio de Educación Primaria de la Universitat de València.
Ricard Huerta
O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS A DISTÂNCIA?
Jurema Luzia de Freitas Sampaio
VIVÊNCIAS EM ARTE/EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: CONHECENDO O ALUNO E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS.
Marcos Vinícius Silva Magalhães e Thérèse Hofmann
11h30
Miradas al aula de enseñanzas artísticas.
Amparo Alonso-Sanz
A investigação qualitativa com uso de tecnologias interativas na educação artística.
Cristiane Herres Terraza e Leandro A. Grass Peixoto
Analisa, Explora & Cria.
José Alberto Rodrigues e Mónica Amado
12h/14h
almoço
almoço
almoço
14h00
VISUALIDADES EM PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.
Maria Emilia Sardelich
El otro que habita en nuestras miradas. Percepción y mediación en la visualidad contemporánea.
Valeska Bernardo Rangel
Memórias e vivências de passagem: atividades de mediação cultural.
Fabiane Pianowski
14h30
Estamparia Adinkra: um diálogo transdisciplinar entre África e Brasil.
Flora Sipahi Pires Martins Figueiredo
Olhar Olhares Chiques: processos em espaço de arte participativa.
Mariana Novaes de Medeiros

Pedagogia Teatral em Contexto Indígena: da performance ritual à representação do mito.
José Maria Lopes Júnior
15h00
QUE FORMAÇÃO ESTÉTICA PARA A DOCÊNCIA?
Luciana Gruppelli Loponte
Água da Rua: Um projeto de arte pública para descobrir a rede subterrânea que conecta a cidade aos rios.
Rachel de Sousa Vianna
O Autorretrato Ampliado.
Terezinha Pacheco dos Santos Lima e Helga Loos-Sant'Ana.
15h30
ECODESIGN E ARTES VISUAIS: A EXTENSÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR/ARTISTA/PESQUISADOR.
Ana Emidia Sousa Rocha; Paulo Vinícius P. Almeida; Jamisson Félix Cardoso; Kathianne de Souza, Danilson Vasconcelos; Ricardo Guimarães; Flávia Pedrosa Vasconcelos; Fabiane Pianowski
TERRITORIOS DE LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA
Andrea Melendez
O pensamento transdisciplinar em criações artísticas que atravessam fronteiras do sonoro/musical.
Thiago Salas Gomes
16h00
A arte sustenta o quê?
Eliana Gomes Pereira Pougy
PRÉVIA: Uma Relação de Ensino e Aprendizagem em Rede.
Aline Moreno de Oliveira, Anderson Godinho, André Ribeiro Bontorim, Aryani de Almeida Marciano, Beatriz Ruco, Fabio Kanashiro, Gabriela Tomie Ono, Gabrielle Navarro, Iramaya Haddad Battaglia, Isaac de Moraes Neto, Maria Clara N. P. Salles, Raquel Senna, Rita Bredariolli.
Proyecto de innovación educativa entre las áreas de Educación Artística y Educación Física. Actividades con los  lenguajes abstracto y figurativo.
Inés López Manrique e Alejandro Carriedo Cayón
16h30

Estratégia de mediação em arte na educação não-formal: Um estudo de caso das Oficinas artísticas do SESC Belenzinho
Vanessa Raquel Lambert de Souza





Um comentário:

  1. OS TEXTOS COMPLETOS PODEM SER VISTOS EM http://www.4shared.com/folder/1Tqb6ZAQ/2riaea26apecv.html

    ResponderExcluir